Unidade Integrada Governador Luiz Rocha
Rua Altino Gomes, s/nº, Presidente Dutra – MA
PROJETO BOM DE BOLA, MELHOR NA ESCOLA
Professor: Denildo Teixeira dos Santos
1. Síntese das atividades propostas
Este projeto é pioneiro em nossa cidade e utilizará o futsal como ferramenta somatória no processo educativo dos meninos e meninas da Unidade Integrada Governador Luiz Rocha, assim todos os possíveis resultados qualitativos serão analisados e organizados tanto pelo professor de Educação Física como pelos demais colegas de áreas distintas com o intuito de melhorar o rendimento em sala de aula e aprimorarmos todas as categorias para a disputa dos Jepres (Jogos Escolares de Presidente Dutra).
Assim esse projeto, além de trabalhar com essa vertente educacional, trabalhará também com o alto nível que será melhor especificado no item 1.1- Intenções.
1.1 Intenções do Projeto
Buscaremos aproveitar a qualidade técnica atingida pelos atletas que comporão o grupo, com a finalidade de uma projeção maior desta estrutura de equipe a nível estadual, pois nossa Escola participa do seletivo para os Gemes com esse projeto esperamos aperfeiçoar a qualidade técnica dos atletas afim de melhorar nossa participação no seletivo e conseqüentemente participar dos Gemes preocupando-se também com o rendimento escolar.
3. Objetivos Gerais
Este projeto tem como objetivo utilizar a modalidade esportiva futsal, como um fator de inclusão social, oportunizando às crianças e adolescentes um meio para a formação como cidadãos, visando um trabalho multe disciplinar, com profissionais especializados nas áreas da educação, além de difundir e promover a iniciação do futsal , divulgando sua contribuição educacional para todos as crianças e jovens de nossa Escola e da comunidade.
3.1 Específicos
Uniformizar, moderna e adequadamente, a equipe para suas apresentações na cidade e no Estado.
Aumentar a prática desse esporte nos Centros Educacionais de todos os bairros;
Utilizar esse esporte como ferramenta para o desenvolvimento social;
Através de essa modalidade, atenuar o preconceito que há em torno do futsal feminino, tornando essa atividade prazerosa para esse público;
Promover a saúde dessas crianças e adolescentes, através de uma prática esportiva monitorada e segura;
Contribuir de forma eficaz para a diminuição da individualidade, visando enfatizar o trabalho em equipe, preparando os alunos para conviver com a diversidade humana melhorando assim seu desempenho acadêmico.
5. Conteúdos Programáticos/atividades:
Conteúdo | Atividades |
Iniciação | Jogos lúdicos e divertidos, que levarão as crianças a um primeiro contato prazeroso com esse esporte. |
Preparação Física | Treinamento Físico, visando melhorar a qualidade física dos participantes: |
Preparação Técnica | Elementos técnicos básicos para aprender o jogo como: o drible, a finta, o chute o passe e etc. |
Preparação Tática | Quais esquemas táticos eles (as) utilizarão durante as partidas. |
5.1. Estratégias e Metodologias
Nome da Atividade | Descrição da Atividade | Resultado Previsto | Tempo de Execução |
Jogos Lúdicos e Recreativos | Nesse momento os participantes aprenderão novos jogos divertidos para a aquisição dos elementos básicos dessas modalidades | Melhora na qualidade motora e contato satisfatório com a modalidade. | 3 meses |
Fundamentos de Iniciação. | Ensinar os elementos básicos para essa prática. | Aquisição desses fundamentos | 3 meses |
Mini-campeonatos | Com o intuito de estreitar os laços entre os alunos da escola propiciando uma possível amizade entre eles através desse esporte. | Aumento do quadro de amigo(a)s dos atletas e diminuição da violência. | 3 meses |
5.2 - Recursos Humanos Utilizados
Nº. | Formação Profissional | Função | Carga Horária |
01 | Educação Física | Professor | 20 horas semanais |
02 | Auxiliar Técnico |
5.3 - Materiais
Atividades – Faixa Etária | Material | Quantidade |
10 – 15 anos (treinamento) | Bolas de Futsal / Max200 | 08 |
16 – 18 anos (treinamento) | Bolas de Futsal / Max500 | 10 |
Jogos contra outros Municípios | Uniforme: camisa, Short, Meião | 02 jogos |
Treinamento (força, agilidade, velocidade e resistência) | Cones | 20 |
Coletivos | Coletes | 2 jogos |
Esse projeto já está no seu segundo ano conseguimps ótimos resultados com a integração da prática esportiva e o desenvolvimento em sala de aula um bom exemplo disso são os alunos Jeferson que no primeiro ano foi o melhor aluno de sua sala e Henrique Breno que é melhor aluno da 6ª "b" vespertino e no seletivo 2011 foi o melhor jogador espero que este incentivo contagie a todos.
ResponderExcluir