sábado, 11 de junho de 2011

PROJETO BOM DE BOLA, MELHOR NA ESCOLA

Unidade Integrada Governador Luiz Rocha
Rua Altino Gomes, s/nº, Presidente Dutra – MA



PROJETO BOM DE BOLA, MELHOR NA ESCOLA

Professor: Denildo Teixeira dos Santos

1. Síntese das atividades propostas

Este projeto é pioneiro em nossa cidade e utilizará o futsal como ferramenta somatória no processo educativo dos meninos e meninas da Unidade Integrada Governador Luiz Rocha, assim todos os possíveis resultados qualitativos serão analisados e organizados tanto pelo professor de Educação Física como pelos demais colegas de áreas distintas com o intuito de melhorar o rendimento em sala de aula e aprimorarmos todas as categorias para a disputa dos Jepres (Jogos Escolares de Presidente Dutra).
Assim esse projeto, além de trabalhar com essa vertente educacional, trabalhará também com o alto nível que será melhor especificado no item 1.1- Intenções. 

1.1 Intenções do Projeto

Buscaremos aproveitar a qualidade técnica atingida pelos atletas que comporão o grupo, com a finalidade de uma projeção maior desta estrutura de equipe a nível estadual, pois nossa Escola participa do seletivo para os Gemes  com esse projeto esperamos aperfeiçoar a qualidade técnica dos atletas afim de melhorar nossa participação no seletivo e conseqüentemente participar dos Gemes  preocupando-se também  com o rendimento escolar.
    
3. Objetivos Gerais
Este projeto tem como objetivo utilizar a modalidade esportiva futsal, como um fator de inclusão social, oportunizando às crianças e adolescentes um meio para a formação como cidadãos, visando um trabalho multe disciplinar, com profissionais especializados nas áreas da educação, além de difundir e promover a iniciação do futsal , divulgando sua contribuição educacional para todos as crianças e jovens de nossa Escola e da comunidade
 
3.1 Específicos
Uniformizar, moderna e adequadamente, a equipe para suas apresentações na cidade e no Estado.

Aumentar a prática desse esporte nos Centros Educacionais de todos os bairros;
Utilizar esse esporte como ferramenta para o desenvolvimento social;
Através de essa modalidade, atenuar o preconceito que há em torno do futsal feminino, tornando essa atividade prazerosa para esse público;
Promover a saúde dessas crianças e adolescentes, através de uma prática esportiva  monitorada e segura; 
Contribuir de forma eficaz para a diminuição da individualidade, visando enfatizar o trabalho em equipe, preparando os alunos para conviver com a diversidade humana melhorando assim seu desempenho acadêmico.
      
5. Conteúdos Programáticos/atividades:
Conteúdo
Atividades
Iniciação 
 Jogos lúdicos e divertidos, que levarão as crianças a um primeiro contato prazeroso com esse esporte.
Preparação Física
Treinamento Físico, visando melhorar a qualidade física dos participantes:    
Preparação Técnica
Elementos técnicos básicos para aprender o jogo como: o drible, a finta, o chute o passe e etc.   
Preparação Tática
Quais esquemas táticos eles (as) utilizarão durante as partidas.  
5.1. Estratégias e  Metodologias
Nome da Atividade
Descrição da Atividade
Resultado Previsto
Tempo de Execução
Jogos Lúdicos e Recreativos
Nesse momento os participantes aprenderão novos jogos divertidos para a aquisição dos elementos básicos dessas modalidades 
Melhora na qualidade motora e contato satisfatório com a modalidade.
3 meses
Fundamentos de Iniciação.
Ensinar os elementos básicos para essa prática.
Aquisição desses fundamentos
3 meses
Mini-campeonatos

Com o intuito de estreitar os laços entre os alunos da escola propiciando uma possível amizade entre eles através desse esporte.
Aumento do quadro de amigo(a)s dos atletas e diminuição da violência.
3 meses

5.2 -  Recursos Humanos  Utilizados
 
Nº.
Formação Profissional
Função
Carga Horária
01
Educação Física
Professor
20 horas semanais
02

Auxiliar Técnico


5.3 - Materiais
Atividades – Faixa Etária
Material
Quantidade
10 – 15 anos  (treinamento)
Bolas de Futsal / Max200
08
16 – 18 anos (treinamento)
Bolas de Futsal / Max500
10
Jogos contra outros Municípios        
Uniforme: camisa, Short, Meião
02 jogos
Treinamento (força, agilidade, velocidade e resistência) 
Cones
20
Coletivos
Coletes
2 jogos

Um comentário:

  1. Esse projeto já está no seu segundo ano conseguimps ótimos resultados com a integração da prática esportiva e o desenvolvimento em sala de aula um bom exemplo disso são os alunos Jeferson que no primeiro ano foi o melhor aluno de sua sala e Henrique Breno que é melhor aluno da 6ª "b" vespertino e no seletivo 2011 foi o melhor jogador espero que este incentivo contagie a todos.

    ResponderExcluir